Janelas e telhados inteligentes, tinta e vidro inteligente, concreto autorregenerativo, são algumas das inovações tecnológicas que buscam não apenas aumentar a eficiência, mas também melhorar a sustentabilidade, o conforto e a segurança, o setor de construção civil. Entre essas inovações, os materiais inteligentes têm se destacado como uma das mais promissoras.
Os materiais inteligentes são aqueles que se alteram tanto na sua forma quanto nas suas propriedades, respondendo e se adaptando aos estímulos externos. Eles têm como principal finalidade tornar a obra mais dinâmica. Janelas inteligentes podem ser usadas para ajustar sua transparência ou tonalidade com base na quantidade de luz solar ou na temperatura interna. Isso reduz a necessidade de iluminação artificial e sistemas de resfriamento, resultando em menor consumo de energia.
Já Telhados inteligentes podem regular a perda ou ganho de calor alterando sua cor ou refletividade conforme necessário, contribuindo para a eficiência térmica dos edifícios. Além disso, painéis solares transparentes podem ser incorporados em janelas ou fachadas, permitindo a geração de eletricidade sem comprometer a estética do edifício.
Materiais inteligentes também são imprescindíveis para aumentar a segurança e a durabilidade das construções. O concreto autorregenerativo, por exemplo, é capaz de autocurar rachaduras ou danos ao incorporar bactérias ou microcápsulas que liberam agentes de cura quando ativados por água ou pressão, ajudando a prolongar significativamente a vida útil das estruturas de concreto. Além disso, materiais inteligentes também podem ajudar a detectar perigos. Durante um incêndio, por exemplo, revestimentos resistentes ao fogo podem ser ativados, enquanto em casos de inundações, materiais repelentes à água podem ser empregados para proteger a estrutura. Já em eventos sísmicos, a rigidez ou amortecimento dos materiais pode ser ajustado para minimizar os danos.
Assim buscando sempre o aprimoramento constante, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil apoia a cadeia da construção civil na pesquisa e desenvolvimento de materiais inteligentes, contribuindo para o avanço do setor rumo à inovação.
Fonte: Senai Paraná/Sistema Fiep
sistemas@comuniquese6.com.br
Assessoria de imprensa