Com auxílio da Prolata, Ceará supera meta de reciclagem de latas de aço
Graças à parceria da Prolata Reciclagem, – associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos-, com 3 cooperativas/associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis, 2 entrepostos e 13 pontos de entrega voluntária (PEV) retorna machine, totalizando 18 iniciativas em atividade, o Ceará atingiu 31,30% de logística reversa no estado no ano, superando a meta prevista. O volume de latas de aço pós consumo destinado em 2023 foi de 1.490,83 toneladas,
O número é ainda maior quando comparado de agosto de 2022 a dezembro de 2023: 2.879,12 toneladas, cumprindo com a meta para o período, que era de 2.044,04 toneladas. Quanto à destinação, 98,58% deste volume foi encaminhado à siderúrgica parceira ArcelorMittal, e o restante a outras siderúrgicas. Todos os dados são do verificador Central de Custódia.
“O programa deu continuidade às ações estruturantes realizadas desde 2015 junto às cooperativas parceiras, incluindo novas formas de apoio e fortalecimento dos grupos. Também deu sequência à inclusão de entrepostos em novos municípios. Por fim, houve investimento na expansão de PEVs via parceira Triciclo Ambipar e na promoção de educação ambiental, com ações direcionadas ao consumidor final”, conta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.
Fonte: Press à Porter – Assessoria de imprensa