Distrito Federal coleta mais de mil toneladas de embalagens de aço pós-consumo
A Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos e entidade gestora criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, e seus parceiros no Distrito Federal foram responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada de 1.038,13 toneladas de embalagens de aço pós-consumo, superando a meta estadual e cumprindo 36,99% de logística reversa na região. Todo o volume destinado pelo Programa foi submetido à validação do verificador de resultados Central de Custódia. Viabilizando o escoamento de latas de aço com a rastreabilidade necessária, o Programa também colocou à disposição do consumidor final 12 novos pontos de entrega voluntária (PEV) para o descarte de latas de aço em parceria com a Ambipar Triciclo.
A fim de promover a logística reversa no Distrito Federal, a associação, junto à Ambipar Triciclo, disponibilizou PEVs parceiros, retorna machines, aos consumidores finais para garantir que as embalagens de aço pós-consumo sejam corretamente encaminhadas à revalorização. “Isso conecta o consumidor final ao nosso propósito de destinação correta de embalagens, garantindo maior aderência, principalmente, daqueles que não se engajam facilmente com o tema da logística reversa. Além disso, a rastreabilidade é garantida pela comprovação via nota fiscal de venda destas embalagens”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.
O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.
Fonte: Press à Porter – Assessoria de imprensa Prolata