Tendo a economia circular como parte da estratégia ESG da empresa, a Volkswagen Caminhões e Ônibus adotou um processo para reutilização de embalagens das peças que abastecem sua linha de produção em Resende. Apenas com o primeiro ano dessa iniciativa, a economia foi de cerca de R$ 2 milhões ao ano em transporte e produção desses recipientes, além de evitar emissão de CO2 e muitas outras vantagens ambientais associadas.
A VWCO já tem 90% de seus provedores adaptados à essa demanda. Também implementou um controle de revitalização, que prolonga a vida útil da embalagem, através de métodos preventivos, reduzindo resíduos. Esse processo diminui o volume de recipientes alternativos, como papelão e madeira, gera otimização no estoque e no transporte, além de ganho de área, graças a todo fluxo do design circular. Ainda dentro da iniciativa, para facilitar a gestão, categorizou as embalagens em universais e especiais. As primeiras são aquelas que seguem um padrão internacional de utilização e as especiais são específicas para um determinado tipo de peça.
Outra ação também foi realizada no trabalho de otimização de peças no transporte e aplicação de uma armazenagem externa próxima à VWCO. “Existem vários outros exemplos de otimização que estamos trabalhando para a implementação, com a possibilidade de inserir mais peças e com isso reduzir movimentações, etiquetas e aumentar nossa capacidade de armazenamento. Esse trabalho é realizado sistemicamente e estamos encaminhando muito bem as nossas medidas”, destaca Marcelo Peixoto, gerente executivo de Logística da montadora.
Fonte: Volkswagen do Brasil