Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no 2º trimestre de 2024 veio acima das expectativas. De acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria foi o setor econômico com o melhor desempenho entre abril e junho. A CNI considera que a alta de 1,8% do PIB industrial reflete um desempenho positivo da atividade industrial. Segundo a entidade, o crescimento do 2º trimestre fortalece o protagonismo da indústria, que registrou os maiores crescimentos percentuais entre os segmentos produtivos, tanto na comparação com o 1º trimestre de 2024 (alta de 1,8%), quanto na comparação com o 2º trimestre de 2023 (alta de 3,9%).
Na avaliação da CNI, o crescimento da indústria passa, primeiramente, pelo aumento do consumo, que subiu 1,3%, na comparação com o 1º trimestre do ano; e 4,9%, em relação ao mesmo trimestre de 2023, graças ao mercado de trabalho aquecido, em que o número de pessoas ocupadas mantém tendência de alta, bem como ao aumento dos salários. A alta de 2,1% do investimento (Formação Bruta de Capital Fixo) frente aos três primeiros meses do ano, e de 5,7%, na comparação com o mesmo trimestre de 2023, também impulsionou o resultado positivo da indústria.
No 2º trimestre de 2024, a maioria dos segmentos do PIB industrial registrou resultados positivos. A Indústria de Transformação avançou 1,8%, em seu quarto trimestre consecutivo de crescimento. Já a Indústria da Construção subiu 3,5%, enquanto o segmento de eletricidade e gás, água, esgoto, e atividades de gestão de resíduos aumentou 4,2%, recuperando o recuo observado no primeiro trimestre do ano. A Indústria Extrativa foi o único segmento industrial que registrou queda no 2º trimestre frente o trimestre anterior, com recuo de 4,4%.
Fonte: Imprensa CNI