Programa da Aperam BioEnergia para pequenos agricultores recebe Selo de Sustentabilidade
A Aperam Bioenergia, a maior produtora de carvão vegetal do mundo, é a primeira empresa a receber o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais, em reconhecimento de seu programa inovador Raízes do Vale. Desde sua criação em 2022, o Raízes do Vale passou de 27 famílias no início do projeto, para as atuais 150 famílias que estarão participando dos plantios neste segundo semestre de 2024.
Por meio do programa, a Aperam firma parcerias com associações de moradores para permitir o plantio em parte de seus terrenos, que também são utilizados para o cultivo de florestas renováveis de eucalipto, essenciais para a produção de carvão vegetal utilizado na fabricação do Aço Verde Aperam, na usina de Timóteo. Cada associação comunitária recebe, em comodato, uma área de cinco hectares dentro das plantações de eucalipto da BioEnergia, com apoio total da empresa para o preparo da terra e assistência técnica para o plantio consorciado de culturas de agricultura familiar.
Já o Programa Aliança Ambiental Estratégica, uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), FIEMG e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visa acompanhar e reconhecer ações, projetos realizados e resultados alcançados por iniciativas das empresas (que não se caracterizem como obrigação legal ou condicionante de qualquer certificação).
O Programa Aperam Raízes do Vale foi reconhecido internacionalmente pela FAO/ONU no ano de 2023 como boa prática de uso sustentável do solo e da água. Também recebeu em 2024 o reconhecimento na XIV edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade.
Fonte: Aline Reskalla aline.reskalla@linkcomunicacao.com.br
Assessoria de imprensa