Nos dias 29 e 30 de outubro no Hilton Hotel Buenos Aires, na Argentina, será realizado o Alacero Summit 2024, o principal evento da indústria do aço de toda a América Latina. No encontro organizado pela Alacero, entidade civil sem fins lucrativos que reúne a cadeia de valor do aço da América Latina, serão discutidos três grandes temas sobre o presente e o futuro da indústria, a cargo de palestrantes de renome internacional.
Sob o tema “Mercados e Geopolítica no Aço”, o economista Ricardo Amorim abordará o desafio da competitividade para a América Latina frente à ameaça da China, com especial foco no Brasil. Andrés Malamud, pesquisador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, apresentará o panorama sociopolítico, enquanto a economista americana Shannon K. O’Neil aprofundará a tendência de regionalização das cadeias globais de suprimento. Ao final do primeiro dia, Paolo Rocca, CEO do Grupo Techint, dará uma palestra magna.
No painel sobre a “Competitividade da Cadeia de Valor na América Latina”, Rafael Lucchesi, presidente do Conselho de Administração do BNDES, analisará os caminhos que o Brasil está tomando em direção à reindustrialização como aposta no desenvolvimento econômico e social. Já no painel “Regionalização e Nearshoring”, o economista mexicano Gerardo Esquivel e Francisco Cervantes Díaz, Presidente do CCE, discutirão a experiência industrial do México e os fatores que levaram ao seu sucesso.
Uma novidade para este ano será o Fórum de Descarbonização, que abordará os desafios tecnológicos e ambientais para a indústria do futuro. Neste pilar de “Sustentabilidade”, palestrantes internacionais discutirão o caminho, os avanços e os desafios da indústria latino-americana para um aço com baixas emissões de CO2. Para mais informações sobre o evento e a programação completa, visite: summit.alacero.org.
Fonte: Equipe de imprensa ALACERO