Desde junho, o Brasil conta com a Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec). A iniciativa integra os esforços do país no combate à mudança climática, por meio do incentivo as práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva. Dada sua importância, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), divulga um guia para ajudar as empresas a implementarem práticas da economia circular.
O documento, “Economia Circular na Prática: Guia de Implementação Segundo a Série ABNT NBR ISO 59000”, oferece um passo a passo para que as indústrias definam metas e estratégias circulares, e implementem ações práticas. A divulgação também apresenta diretrizes para o estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e mensuração do progresso da circularidade dentro das empresas, incluindo metodologias de coleta de dados e avaliação de resultados.
A CNI também desenvolveu uma ferramenta gratuita, chamada Rota de Maturidade, que permite que as empresas façam uma autoavaliação e recebam um diagnóstico sobre o grau de adoção de práticas de economia circular. A partir desse relatório, a ferramenta apresenta recomendações, com sugestões de práticas que podem ser implementadas para alavancar a sustentabilidade da organização.
Fonte: Imprensa CNI