Em mais um avanço da pauta de descarbonização, a Vale e a Petrobras assinaram um Acordo de Aliança Estratégica que reflete a evolução do protocolo de intenções assinado pelas empresas em setembro de 2023, que estabelece condições para testes e potencial comercialização de três produtos estratégicos: diesel coprocessado com conteúdo renovável, gás natural e bunker com 24% de conteúdo renovável. Os produtos incluídos no acordo foram definidos a partir de estudos conjuntos entre as empresas.
A primeira ação do acordo já foi iniciada com o fornecimento de diesel com conteúdo renovável (Diesel R5) feito pela Petrobras. O Diesel R5 é um diesel S10 que possui percentual de 5% de HVO (óleo vegetal hidrotratado, na sigla em inglês) em sua composição. O acordo ainda prevê a colaboração em modelos mais competitivos para fornecimento de gás natural, um insumo essencial para a produção de pelotas e também do briquete de minério de ferro.
E, por fim, a aliança prevê a comercialização pela Petrobras de uma mistura de bunker com baixíssimo teor de enxofre e 24% de biodiesel para testes em uma embarcação de transporte de minério de ferro a serviço da Vale.
Fonte: Imprensa Vale