A China é o principal parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras. Só em 2023, as vendas brasileiras para o país ultrapassaram, pela primeira vez, o valor de US$100 bilhões, e o comércio bilateral entre as economias chegou a US$157,5 bilhões. Neste contexto, uma delegação de 42 industriais brasileiros estará na China, em busca de oportunidades de negócios com o empresariado local.
A Missão China, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), é realizada por meio do convênio entre a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) – pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) – e a ApexBrasil. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, secretários de Estado e parlamentares mineiros também integram a comitiva brasileira.
A missão tem como objetivo levar empresários, lideranças sindicais e autoridades governamentais para conhecer o mercado chinês, buscar fornecedores e investimentos e ampliar a presença de produtos mineiros no mercado internacional. Entre a programação estão capacitações empresariais, visitas técnicas a indústrias chinesas e a participação na China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país.
Fonte: CNI