Com um resultado positivo após 28 meses de queda interanual a Abimaq está comemorando os bons números de outubro. Segundo a entidade que reúne o setor de máquinas e equipamentos a receita liquida total de outubro de R$26,3 milhões, superior em 6,4% sobre o mês anterior e 11% maior que o mesmo mês no ano passado mostra uma tendência de crescimento do setor.
O único setor que não vem bem é o relacionado às maquinas e implementos agrícolas com queda no acumulado do ano de (-) 25% em relação ao período (jan/out) anterior e deve fechar o ano neste patamar.
A justificativa é de que a seca que reinou na maior parte do ano e os baixos valores internacionais da commodities agrícolas, contribuíram para este resultado.
As exportações novamente foram destaque e ficaram estáveis com relação ao mês anterior com uma ligeira queda de 0,6%, mas ainda 7% menores do que o ano anterior.

As exportações registraram novo crescimento de 8,2% sobre o mês do ano passado, com US$1,407 bilhão, o melhor resultado do ano. No acumulado anual ainda temos 7% abaixo do mesmo período (janeiro/outubro) de 2023, mas mostrando tendência de crescimento e lembrando que no ano passado as exportações de certa forma conseguiram “salvar” o setor.
Neste ano alguns países se sobressaíram na aquisição de máquinas brasileiras, dentre eles: Singapura, Coréia do Sul, México, Guiana, França e Arábia Saudita. E mostraram queda em relação ao período anterior países como Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Chile e Peru.
As importações continuam crescendo e neste mês foram U$ 2,7 bilhões que é 6,1% maior do que o registrado em setembro e 32,4% maior do que fora registrado em outubro de 2023.
A capacidade instalada saiu de 75,9% em outubro de 2023 para os atuais 76,1% registrados neste ano.
Na parte de mão de obra o setor fechou o mês com 398 mil colaboradores, 1,5% superior ao mesmo mês do ano passado.
Fonte: Abimaq