Fiesp prevê 2,9% de crescimento para a produção industrial em 2024
Dados da Fiesp apontam que a produção industrial diminuiu 0,6% em novembro, após cair 0,2% em outubro, dados com ajuste sazonal, com queda em 19 dos 25 ramos industriais em novembro. As influências negativas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,5%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,5%). Por outro lado, entre as atividades que apontaram expansão na produção, a de máquinas e equipamentos (+2,3%) exerceu o principal impacto positivo no mês. Projetando o crescimento da produção industrial para 2024 em 2,9%, em 2025 a Fiesp espera aumento de 1,3% da produção industrial.
Segundo a entidade, a produção industrial caiu 0,6% em novembro, sem efeitos sazonais. O resultado veio acima da projeção da Fiesp (-0,8%) e próximo da expectativa mediana do mercado (-0,5%). Em comparação com novembro de 2023, houve aumento de 1,7%. O desempenho foi influenciado pelo leve aumento na indústria extrativa (+0,1%) e pela queda na indústria de transformação (-1,0%). Na variação acumulada em 12 meses, a produção industrial registra alta de 3,0%.
Para a Fiesp, este resultado de novembro corrobora o cenário de acomodação da atividade industrial no final do ano, o que, no entanto, não altera a avaliação de retomada da indústria em 2024. Ao longo do ano, a indústria consolidou um processo de recuperação, com a produção do setor sendo puxada, em maior medida, pelos setores produtores de bens de consumo duráveis e de bens de capital.
Diante deste cenário, a Fiesp mantém a projeção de crescimento de 2,9% da produção industrial em 2024, após relativa estabilidade observada em 2023, quando a produção do setor apontou alta de apenas 0,1%.
Fonte: Assessoria de Jornalismo Institucional – Fiesp