A Usiminas se une a Embratel, marca da Claro para o mercado corporativo, para a instalação de uma rede privativa LTE e 5G com core (núcleo de rede) dedicado e exclusivo, que deverá cobrir toda a extensão de sua planta em Ipatinga, Minas Gerais. Inédito no Brasil, o projeto foi desenvolvido sob medida para expandir e habilitar a cobertura provida pelos sites atualmente existentes no Centro Industrial localizado na cidade de Ipatinga (MG).
A Rede Privativa LTE e 5G da Usiminas consiste na implementação de novos sites e setores que permitirão prover cobertura outdoor e indoor em todo o complexo. A arquitetura de rede planejada pela Claro para o atendimento é full-edge, com a disponibilização de um core dedicado, instalado nas dependências da empresa e responsável por orquestrar o funcionamento de toda a solução. Por se tratar de uma operação com processos industriais complexos, foi planejado o uso de um core redundante, configurado para operar em alta disponibilidade, oferecendo também alta resiliência

A cobertura da área, de aproximadamente 7km2, prevê a reutilização de sites já existentes, que ganharão a inclusão de novos rádios e setores, além da implantação de novos sites e reforços pontuais. A rede foi preparada para conectar e suportar o tráfego de milhares de dispositivos que possibilitarão diversas soluções de IoT com o objetivo de aumentar a eficiência e segurança em áreas como logística, manutenção, segurança e operação. No próximo ano, o projeto será expandido também para a planta da siderúrgica em Cubatão (SP).
Fonte: Assessoria de imprensa Usiminas