Desenvolvida na unidade de Barra Mansa (RJ) e parte do programa global XCarb® , que visa reduzir e neutralizar as emissões de gases de produtor de aço no Brasil lançou para o mercado automotivo a Barra Chata Mola XCarb®, produto fabricado com aço 100% reciclado e 100% de energia renovável certificada, garantindo redução de mais de 60% nas emissões de CO2.
A Barra Chata Mola é utilizada na produção de feixes de mola para a suspensão de veículos pesados, como caminhões. O produto é o primeiro da linha XCarb® para o setor automotivo. Além do aço com baixa pegada de carbono da ArcelorMittal, o processo realizado pela AESA na produção final da peça – transformando o aço em feixes de mola – não utiliza energia fóssil, reforçando o atributo sustentável. A energia utilizada na produção tem como fonte o biometano, um combustível gasoso, renovável e com propriedades semelhantes ao gás natural, produzido a partir da purificação do biogás.
A Barra Chata Mola XCarb© foi elaborada em parceria com a AESA, fabricante de feixes de molas para o setor automotivo e que também busca reduzir suas emissões de CO2. O objetivo da AESA é trabalhar o produto no modo retornável, implementando uma rede de recolhimento da mola para fornecer à ArcelorMittal uma sucata selecionada, com liga de qualidade e sem mistura, fechando todo o ciclo de maneira sustentável. Atualmente, a empresa já fornece cerca de 90 toneladas por mês de outros tipos de sucata para a ArcelorMittal, volume que poderá ser incrementado.
Fonte: brunelli.duarte@inpresspni.com.br
