ArcelorMittal recebe novas certificações internacionais de sustentabilidade
Após ter recebido três certificações anteriores de unidades em 2022 e 2023 – Tubarão (ES), Monlevade (MG) e Vega (SC), a ArcelorMittal, líder global e maior produtora de aço no Brasil, conquistou a certificação internacional ResponsibleSteel Core Site para seis unidades de negócios: Juiz de Fora (MG), Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Piracicaba (SP), Sabará (MG) e São Paulo (SP). Com isso, a empresa fecha o ciclo de certificações de todas as suas usinas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. Quarenta sites do Grupo ArcelorMittal na Europa já foram certificados.
O ResponsibleSteel é a primeira norma padrão instituída no mundo para destacar práticas líderes em ESG no setor e a ArcelorMittal foi a primeira empresa das Américas a ter uma unidade certificada. Para conquistar a Core Site Certification, as plantas industriais atendem a rígidos padrões de sustentabilidade do ResponsibleSteel, que prevê 13 princípios ambientais, sociais e de governança na produção e consumo. As iniciativas avaliadas vão desde a infraestrutura de operação e os processos produtivos, até a forma como a empresa gerencia seus colaboradores ou se relaciona com a comunidade.
A empresa certificadora, a DNV Brasil, avalia critérios como a conduta responsável nos negócios, a segurança e saúde no trabalho, a escuta às necessidades dos stakeholders, o controle dos impactos socioambientais, a gestão dos recursos hídricos, a emissão de gases de efeito estufa, a proteção à biodiversidade, entre outros. Para a avaliação, são realizadas ações como verificação de documentação por meio de auditorias, visita às plantas e conversas com a comunidade.
ResponsibleSteel é uma iniciativa global e multissetorial de certificação e de normas para a indústria siderúrgica. Sua missão é ser uma força motriz na produção social e ambientalmente responsável de aço net-zero em nível mundial.
Fonte: brunelli.duarte@inpresspni.com.b
