Desenvolvido desde 2020 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Bridge for Billions, o programa de incubação de negócios BioCidades Empreendedoras está com inscrições abertas até 9 de fevereiro. Serão apoiados 50 negócios com foco na restauração de ecossistemas urbanos, fortalecimento da bioeconomia e promoção de soluções para a resiliência climáticas nas regiões de São Paulo e Curitiba.
Inspirado pela metodologia do Restoration Factory, o programa tem duração de seis meses e vai oferecer mentorias com especialistas e uma formação integral em áreas estratégicas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Durante o processo de incubação, os participantes terão acesso a ferramentas práticas para estruturar seus modelos de negócio, validar a viabilidade de suas propostas e criar redes de colaboração com investidores, lideranças do setor privado e outras organizações. O Restoration Factory é uma iniciativa internacional, já implementada em oito países e que chega a sua segunda edição no Brasil com apoio do Governo Alemão.
Nesta edição, o programa será implementado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, a partir das parcerias estratégicas com a Prefeitura de São Paulo e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, respectivamente.
Estão convidados a participar do BioCidades Empreendedoras empreendedores que lideram negócios em estágio inicial, primeiras vendas, processo de validação e início de operação com atuação em São Paulo e Curitiba (incluindo regiões metropolitanas) e que tenham foco em resiliência climática urbana, ou seja, a capacidade de uma cidade de se adaptar e responder de forma eficaz aos desafios causados pelas mudanças climáticas, como enchentes, aumento das temperaturas, poluição do ar ou escassez de recursos, garantindo qualidade de vida para as pessoas que vivem nela. Interessados podem acessar o site oficial do programa em: bit.ly/biocidades-empreendedoras para mais informações sobre critérios de participação e detalhes do cronograma.
Fonte: DePropósito Comunicação de Causas
