Duas grandes empresas gaúchas, que têm a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos de negócio, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a Randoncorp, multinacional brasileira referência em soluções para mobilidade, anunciaram uma parceria que reflete um avanço significativo na promoção da economia circular. A iniciativa otimizará a reciclagem de sucata metálica proveniente das operações da Randoncorp, que anteriormente vendia sucata por meio de leilões periódicos.
Com a implementação do novo modelo, a sucata metálica será coletada e transportada pelas empresas parceiras para a unidade de produção de aços especiais da Gerdau em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Ao chegar na usina, o material será reintroduzido no processo de produção de diversos tipos de aço, que futuramente poderá ser fornecido para a própria Randoncorp, além de outras empresas. A parceria também abrangerá outros resíduos industriais, com o objetivo de reduzir o envio desses materiais para aterros e maximizar seu aproveitamento no processo produtivo.
Com a vigência do contrato, a Randoncorp passa a reciclar 10 mil toneladas de sucata anuais, o que corresponde a um terço do volume gerado em suas unidades no Brasil. Os outros dois terços, cerca de 20 mil toneladas, já são aproveitados nas fundições da companhia. Desde o início da operação, já foi possível reduzir em 20% a quantidade de coletas diárias.
As empresas envolvidas já estão expandindo a parceria para além da sucata metálica, abrangendo também outros tipos de resíduos com potencial de reciclagem e reaproveitamento na cadeia do aço. No início, serão coletados três tipos de materiais: sucata ferrosa, sucata não ferrosa e o coproduto, que será tratado como um recurso aproveitável, em vez de ser considerado resíduo. O objetivo é encontrar o melhor uso para esse último, eliminando ou reduzindo sua geração.
Fonte: Tatiane Fornari Nelli <tatiane.nelli@fsb.com.br>
Assessoria de imprensa