Após consultar 1.735 empresas: 696 de pequeno porte; 640 de médio porte; e 399 de grande porte, entre 3 e 12 de fevereiro de 2025, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial, publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que o número de setores industriais otimistas subiu de cinco para dez entre janeiro e fevereiro. Ainda assim, 18 setores continuam pessimistas, enquanto um se mostra neutro.

De acordo com a pesquisa, o ICEI se recuperou entre as empresas de todos os portes, subindo 0,7 ponto nas pequenas e 0,5 ponto nas médias e nas grandes. Com a alta, os empresários das grandes empresas passaram de um estado de neutralidade, em janeiro, para um estado de confiança, em fevereiro.
O ICEI também subiu em todas as regiões do país. A maior recuperação ocorreu entre as indústrias do Norte, onde o índice cresceu 1,5 ponto. Em seguida, vêm as empresas do Centro-Oeste (+ 1,2 ponto) e do Nordeste (+ 0,8 ponto). A confiança também aumentou nas fábricas do Sul e do Sudeste, embora de forma mais moderada: + 0,6 e + 0,2 ponto, respectivamente.
Em fevereiro, informa a CNI, sete setores migraram de um estado de falta de confiança para um estado de confiança: couros e artefatos de couro; calçados e suas partes; impressão e reprodução; biocombustíveis; produtos químicos; veículos automotores; e manutenção e reparação. Um setor fez a transição contrária e um setor passou de neutralidade para falta de confiança.
Fonte: CNI