Atendendo demandas específicas de clientes do país e de mercados externos, a Mercedes-Benz do Brasil ampliou a área do Custom Tailored Center (CTC), em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos. O modelo de negócio adotado pela Empresa envolve a participação de várias áreas, como Marketing e Estratégia de Produto, Engenharia, Produção, Logística, Compras, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o CTC da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.
Com a ampliação da área, a expectativa é manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o segmento overseas. 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas são os que mais puxam a vendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.

“O expressivo volume de mais de 15.000 caminhões customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano”, afirma Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, destaca Erica Daumichen.
Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. Além disso, diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil