Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam que, a exemplo do que ocorreu no ano passado, o faturamento real da indústria de transformação continua aumentando. Em janeiro, a receita bruta das empresas do setor cresceu 3,3% em relação a dezembro. O levantamento mostra ainda que, na comparação com janeiro do ano passado, o faturamento industrial subiu 12,8%.

Segundo a pesquisa, outro índice que exemplifica o início positivo do setor, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,9% na passagem entre dezembro e janeiro. A alta reverte queda acumulada de 1,4% nos dois meses anteriores. Em relação a janeiro de 2024, o indicador cresceu 5,4%. Já o emprego industrial aumentou 0,1% em janeiro frente a dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, a alta é mais expressiva: 2,4%.
O levantamento ainda apontou que a massa salarial da indústria recuou 0,3% entre dezembro e janeiro. Em relação a janeiro do ano passado, a queda foi de 1,8%. Já o rendimento médio do trabalhador industrial caiu 0,8% e 4% com base nessas duas comparações. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) continua em 78,4% em janeiro, mesmo patamar observado em dezembro. A publicação ressalta, no entanto, que a UCI é 1,6 ponto percentual menor que a registrada em janeiro de 2024.
Fonte: CNI