Um projeto da Vale e da Green Energy Park (GEP), buscando viabilizar a construção de uma planta de hidrogênio verde para abastecer um futuro Mega Hub no Brasil e que faz parte da iniciativa “Parques de energia e corredores de navegação verdes do Nordeste do Brasil”, foi selecionado pela Comissão Europeia e pelos 27 Estados-Membros como uma das prioridades do Programa Global Gateway da União Europeia na categoria Clima e Energia.
Com foco em projetos sustentáveis e de alta qualidade de investimentos em setores como digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e pesquisa, o Global Gateway é uma iniciativa da União Europeia que busca comprometer até 300 bilhões de euros em investimentos globais entre 2021 e 2027. Estes projetos visam reforçar parcerias estratégicas e promover a integração das cadeias de valor da UE com países parceiros.
Anunciada em outubro de 2024, a parceria entre Vale e GEP está desenvolvendo estudos de viabilidade para a instalação de uma unidade de produção de hidrogênio verde no Brasil. O objetivo é que essa unidade abasteça um futuro Mega Hub – complexo industrial destinado à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono – no país. O projeto Vale-GEP já havia sido incluído na Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP), anunciada pelo governo brasileiro e parceiros no ano passado, cujo objetivo é promover investimentos em transformação ecológica para descarbonizar a economia.
“Ao incluir o projeto Vale-GEP em sua lista de prioridades, a União Europeia reconhece a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e para a descarbonização da indústria siderúrgica mundial”, afirma Rogério Nogueira, vice-presidente executivo Comercial e de Desenvolvimento da Vale. “Ganhamos mais um impulso para atrair outros parceiros que nos apoiem na viabilização desse projeto, que consideramos fundamental para a economia de baixo carbono do Brasil.”
Fonte: Vale