Buscando implementar estratégias voltadas à redução e compensação das emissões de carbono, a Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica – Intermach, traz uma inovação para o segmento de feiras da região sul do Brasil, ao adotar práticas de sustentabilidade. Para essa iniciativa, um dos mais importantes eventos do setor metalmecânico no Brasil passa a contar com a consultoria especializada da startup AKVO ESG.
O primeiro passo do projeto será a realização de um inventário detalhado das emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelo evento. Isso inclui todas as etapas da feira, desde a montagem dos estandes até o consumo de energia, deslocamento de visitantes e geração de resíduos. Com esses dados, será possível neutralizar a pegada de carbono do evento por meio da compra de créditos de carbono, apoiando projetos ambientais na região e na Amazônia.
Além da neutralização de carbono, a Intermach 2025 adotará práticas sustentáveis alinhadas à norma internacional ISO 20121, que estabelece diretrizes para eventos sustentáveis. Isso inclui a implementação de medidas para otimização de recursos, gestão de resíduos e incentivo à economia circular dentro do evento. A equipe da AKVO ESG está conduzindo a coleta de dados e mobilização dos diversos stakeholders envolvidos, garantindo que a sustentabilidade esteja no centro das decisões da feira.
A Intermach 2025 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica,
Data: de 15 a 18/07/2025 – das 13h às 20h,
Local: no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE –
R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC;
e tem o apoio Institucional da ABIMAQ e FIESC.
Fonte: Simone Hülse Feuser – Assessoria de Comunicação
