Segundo avaliação da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a decisão do Banco Central, elevando a taxa Selic para 14,25% ao ano, reforça sua estratégia de manter uma política monetária muito restritiva para conter a inflação, impondo desafios ainda maiores ao setor produtivo, especialmente aos setores da indústria intensivos em capital.
Para a entidade, o Banco Central ao sinalizar novo aumento na próxima reunião, colocará a Selic em nível mais elevados dos últimos 20 anos, refletindo em custos financeiros em patamar bastante preocupante, num momento no qual já se observa sinais de desaceleração na atividade econômica.
“É fundamental que o Banco Central avalie com cautela os próximos passos da política monetária, buscando um equilíbrio entre o combate à inflação e a suavização das flutuações do nível de atividade econômica. A estabilidade deve ser construída com uma visão ampla, considerando tanto a necessidade de controlar os preços quanto a importância de manter um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico” conclui a nota da ABIMAQ.
Confira a nota na íntegra através do link: https://drive.google.com/file/d/11Tf1TYN2Y2owRB5VDzRHfUqsCz0OKJRo/view?usp=sharing
Fonte: Vervi Assessoria