Edifício residencial combina Light Steel Framing e concreto em sua construção
O Residencial Palácio Triunfo, um edifício de 125 metros construído na cidade de Itapema (SC), com torre única de 37 pavimentos e 29 unidades, é uma realização da parceria da Barbieri do Brasil, empresa dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para Drywall e Light Steel Framing, com a Construtora CNA e a R. Bassani Sistemas Construtivos,



A obra combina sistemas de edificação com estruturas de concreto, com perfis de aço galvanizado (Light Steel Frame), que compõem a fachada do edifício. O Light Steel Framing é uma técnica de construção a seco que tem transformado as obras no setor da construção civil em estruturas mais sustentáveis e de qualidade superior, beneficiando toda a cadeia que compõe a obra, desde o projeto até o consumidor final.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Light Steel Framing possibilita uma redução de até 30% no tempo de obra quando comparado a métodos tradicionais. Em relação ao desperdício de materiais, uma obra de alvenaria convencional pode gerar até 20% de perdas, enquanto com o Light Steel Framing esse número cai para cerca de 5% ou menos, segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
Além das vantagens em cronograma e custo, o sistema oferece um desempenho superior em conforto para os usuários do empreendimento. As fachadas garantem resistência ao fogo de até 120 minutos, atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros. O isolamento acústico está acima dos níveis estabelecidos pela NBR 15.575, a norma de desempenho da construção civil, proporcionando ambientes mais silenciosos e confortáveis. Já o isolamento térmico é garantido pela inserção de lan de PET dentro das paredes, além das próprias placas cimentícias e drywall, que possuem características naturalmente isolantes. Isso significa que, além de mais rápido e econômico, o sistema Light Steel Framing traz benefícios diretos para os moradores, oferecendo maior conforto térmico e acústico em comparação à alvenaria convencional.
Fonte: CoWork Comunicação