De 19 de março a 22 de junho, o artista plástico capixaba José Carlos Vilar exibirá sua nova exposição, “Lições de Escultura”, no Palácio Anchieta. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne cerca de 70 esculturas em aço, explorando diferentes dimensões e formas, no Espaço Cultural Palácio Anchieta. A exposição apresentará peças inéditas e do acervo do artista, feitas em técnicas variadas. A mostra é um projeto do Instituto Modus Vivendi, com gestão de Erika Kunkel, curadoria de Agnaldo Farias e patrocínio da ArcelorMittal, unidade Tubarão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Espírito Santo (LICC).





Baseadas na poética da forma, suas esculturas foram produzidas a partir da vivência do artista com o cotidiano, da sua observação das coisas que o cercam, sempre com um olhar criativo, pensando na produção de suas peças. Entre os pontos de inspiração está a relação diária que ele tem com o mar, por conta de sua prática de muitos anos com canoa havaiana. “A pesquisa de décadas no trabalho com o aço me deu conhecimento para dar a ele as formas que desejo. Consegui estabelecer um diálogo que flui perfeitamente: conheço seus limites, valorizo sua materialidade e preservo sua essência e originalidade. Ele me diz até onde posso chegar. Essa sintonia faz com que ele se transforme em uma folha de papel ou em um barbante”, explica.
O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destaca que é uma honra para o Palácio Anchieta receber a obra e a inspiração do professor-artista José Carlos Vilar em sua nova mostra “Lições de Escultura”. “Como um verdadeiro mestre, suas esculturas são testemunhos de uma dedicação imersiva à arte, convidando-nos a um mergulho profundo em reflexões sensíveis e imaginativas. Esta exposição é um tributo não apenas à técnica e à forma, mas também à capacidade de Vilar de transformar sua experiência de vida, seus desafios diários e sua conexão com o mundo ao seu redor em esculturas que emocionam e inspiram. Ao contemplarmos essas peças, somos convidados a refletir sobre os limites do material, a tensão entre a permanência e a fragilidade, e o poder transformador da arte”, afirma.
A exposição “Lições de Escultura” acontece de 19 de março a 22 de junho de 2025, de terça a domingo, incluindo feriados, no Espaço Cultural Palácio Anchieta, localizado na Praça João Clímaco, s/n – Cidade Alta – Centro – Vitória, com entrada gratuita.
Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
