Após consultar 1.474 empresas, sendo 591 de pequeno porte, 530 de médio porte e 353 de grande porte, entre 6 e 17 de março de 2025, a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI),aponta que o índice que mede a evolução da produção industrial caiu de 48,9 pontos, em janeiro, para 48 pontos, em fevereiro. De acordo com os empresários do setor, a produção recuou pelo quarto mês consecutivo.
Segundo a pesquisa, depois de duas quedas consecutivas, o índice que mede o número de empregados da indústria aumentou na passagem de janeiro para fevereiro. O indicador foi de 49,6 pontos para 50,3 pontos. Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) se manteve em 69% em fevereiro, um ponto percentual acima da UCI registrada no mesmo mês do ano passado, enquanto o índice de evolução do nível de estoques está em 49,4 pontos. Apesar de estar acima do resultado de janeiro, quando registrou 49 pontos, o indicador segue abaixo da linha divisória de 50 pontos.
O índice de estoque efetivo em relação ao planejado pelas empresas fechou fevereiro em 49,6 pontos. A pesquisa destaca que o estoque de produtos acabados das indústrias ficou abaixo do planejado em 10 dos últimos 12 meses. Em março de 2025, o índice de expectativa de demanda avançou de 0,5 ponto. Já o índice de expectativa de exportação caiu 0,8 ponto. Apesar dos comportamentos distintos dos índices, as projeções dos empresários da indústria seguem todas positivas. Ou seja, eles esperam crescimento de todas essas variáveis ao longo dos próximos meses.
Fonte: CNI