Brasilata investe mais de R$ 35 milhões em embalagens sustentáveis
Comprometida com a transformação do setor, a Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, investe mais de R$ 35 milhões em 21 projetos que buscam tornar seus produtos ainda mais sustentáveis e alinhados às necessidades do mercado. Entre seus projetos mais emblemáticos, destaca-se o Hibra, uma embalagem fabricada com resina PP-PCR (Polipropileno pós-consumo) e sistema de fechamento em aço que utiliza material reciclado, reduzindo a necessidade de plástico virgem e contribuindo para a economia circular.
Além de investir em inovação no produto, a Brasilata em parceria com a Metal Printing, desenvolveu um solvente para limpeza de máquinas, utilizado na preparação da litografia. O novo solvente é menos inflamável, possui menor odor e é biodegradável, garantindo menor risco ao meio ambiente, tanto no transporte quanto no processo de limpeza.
E para se manter sempre na vanguarda, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Brasilata também conta com uma rede de parcerias estratégicas com a PUC, USP, UNICAMP, UFRGS, UNIVATES e IFRS, além de instituições como o CETEA, IPT, INMETRO e o Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Por meio dessas colaborações, a empresa tem realizado avanços significativos em diversas frentes de pesquisa, dentre os quais se destacam o estudo de elementos finitos para aplicação de frisos nas embalagens, realizado em parceria com a UFRGS, e a pesquisa sobre plásticos biodegradáveis FINEP 11, em conjunto com a PUC.
De acordo com o CEO da Brasilata, Tiago Forte, a inovação está no DNA da empresa. “Quando produzimos um produto de qualidade, procuramos melhorar os processos, insumos e ações para que possamos produzir mais com menos – menos insumos, menos impactos. Perseguimos cada vez mais o uso de materiais reciclados e recicláveis, processos menos impactantes e melhores condições de trabalho para mitigar acidentes e incrementar a qualidade de nossas embalagens”, afirma Forte.
Fonte: Assessoria de imprensa Brasilata