A Aços Vic completa 60 anos de existência. A decisão de profissionalizar a empresa foi um grande passo rumo à sua renovação e à continuidade do crescimento. Os cenários da sua nova fase são de muito protagonismo no mercado.
Henrique Pátria*
Quando algo envelhece, há dois caminhos a considerar: o primeiro é a inexorável depreciação e o desgaste do objeto em questão; o segundo é a valorização, a maior assimilação e o acúmulo de experiência proporcionados pela sua longevidade.
Estamos falando exatamente dessa segunda opção ao nos referirmos à Aços Vic, uma empresa que está completando 60 anos, fundada em 18 de março de 1965 por Victorio Troiani, no bairro da Mooca, em São Paulo. Inicialmente, a empresa se posicionou como distribuidora de tubos trefilados com e sem costura, peças semiacabadas e serviços de tratamento térmico.

Sua primeira grande transformação ocorreu a partir do ano 2000, quando passou também a cortar, estampar e soldar tubos trefilados. Mantendo a tradição desde sua fundação, a empresa logo se destacou nesse novo mercado pela presteza no atendimento, pontualidade nas entregas e qualidade dos produtos oferecidos. Desde então, seu mercado passou a abranger as indústrias de autopeças, motopeças, motores, linha branca e caldeiras.
Diante da concorrência que fez o mercado de trefilados encolher, a empresa decidiu se desfazer da divisão de aços trefilados e concentrar seus investimentos no aumento da produtividade e na automação de seus equipamentos.
Nesse período, foi adquirida uma geradora de gás para o forno de atmosfera. Mais recentemente, o investimento mais significativo foi em uma serra de corte a laser BLM, que permitirá à empresa ingressar em novos segmentos ainda não atendidos, além de possibilitar o uso de ligas que atualmente não fazem parte de seu portfólio.
Também foram implementadas mudanças na gestão administrativa. Embora continue sendo uma empresa familiar, hoje conta com uma administração profissional. Os dois sócios, Fábio Troiani e Nilton Troiani — segunda geração da família — compõem o Conselho de Administração.
Atualmente, a empresa conta com quatro linhas de produção. Os tubos trefilados de precisão, com e sem costura, representam 55% do faturamento. As peças semiacabadas — com acabamento chanfrado, raiado, tamboreado e estampado — respondem por mais 35%. Os 10% restantes correspondem aos serviços de tratamento térmico e corte a laser.
Os próximos investimentos previstos pela empresa estão focados em automação. Entre eles, destacam-se a aquisição de equipamentos para alimentação automática dos bancos de trefila, a integração desses bancos com serra e endireitadeira, além da implantação de alimentação automática para o forno de tratamento térmico.
Parabéns à Aços Vic pelos seus 60 anos de história, inovação e excelência!
*Henrique Patria – Publisher do Portal e Revista Siderurgia Brasil