eArocs 400 totalmente elétrico é apresentado na feira Bauma 2025
O eArocs 400, a primeira versão elétrica à bateria do já amplamente testado e comprovado modelo da Mercedes-Benz Trucks, o extrapesado Arocs da Mercedes-Benz Trucks, um dos veículos mais importantes do transporte na construção civil há anos, está fazendo sua estreia mundial na feira Bauma 2025 em Munique, na Alemanha, que ocorre entre 7 e 13 de abril.
O eArocs 400 é equipado com um motor central potente e transmissão de 3 marchas, com potência contínua de 380 kW e desempenho máximo de 450 kW. Em combinação com esta solução técnica de trem de força, os eixos planetários testados e comprovados do Arocs podem ser usados para continuar a oferecer a distância do solo e a capacidade off-road necessárias para uso em canteiros de obras. O trem de força elétrico é integrado ao veículo produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth pelo Paul Group, com sede em Vilshofen.
Uma pequena série de 150 eArocs 400 por ano está prevista para mercados selecionados da UE30. O veículo estará disponível inicialmente em versões de 32 e de 41 toneladas, na configuração 8×4, com quatro entre-eixos diferentes, podendo ser configurado como betoneira ou basculante, cobrindo aplicações essenciais urbanas da construção civil. Graças ao fato de ser livre de emissões locais de CO2 durante a sua condução, o eArocs 400 pode circular em zonas de zero emissões, como as áreas centrais das cidades. E devido ao baixo ruído, é indicado para ambientes com limitações quanto a emissões sonoras, como áreas residenciais e próximas a hospitais e escolas, bem como canteiros de obras que operam à noite. O início das vendas está previsto para o 1º trimestre de 2026, com a primeira entrega devendo ocorrer no 3º trimestre.

Devido à sua maior eficiência, o eArocs 400 é pelo menos 50% mais eficiente em termos de energia do que um caminhão a diesel. Ele possui um sistema elétrico de bordo de 800 volts de tensão e dois conjuntos de baterias com capacidade instalada de 414 kWh, localizados atrás da cabina do motorista. Quando usado como betoneira, a sua autonomia é de até 200 quilômetros sem recarga intermediária. No caso da versão basculante para o setor da construção, a autonomia pode chegar até 240 quilômetros sem recarga intermediária.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil