Integrando uma rede global presente em 14 unidades distribuídas em países como França, Alemanha, Espanha e Canadá, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o único da ArcelorMittal na América do Sul, celebra em abril, uma década de excelência tecnológica e inovação. Localizado na unidade de Tubarão, na Serra (ES), desde a sua inauguração, em 2015, o espaço tem desempenhado um papel estratégico no desenvolvimento de novos produtos, no aprimoramento de processos industriais e no suporte técnico especializado aos clientes da empresa em toda a América do Sul.
No Brasil, conta com 55 profissionais e tem atuação em projetos voltados à sustentabilidade, digitalização e eficiência operacional. Entre os destaques estão o desenvolvimento de aços de alta resistência utilizados nos novos chassis nos carros da Stock Car, pesquisas para a implantação da Planta de Dessalinização em Tubarão, novas tecnologias de controle ambiental, a aplicação de inteligência artificial em operações industriais, pesquisas com impressão 3D em metais e robótica.
O Centro de P&D atende às demandas das unidades de produtos planos e longos da América do Sul, com foco em segmentos como indústria automotiva, construção civil, energia (oleodutos, gasodutos, estruturas offshore e torres eólicas), máquinas e equipamentos, e eletrodomésticos. Atualmente, o Centro mantém colaboração com mais de 50 instituições acadêmicas, mantendo iniciativas em áreas como transição energética, economia circular e novos materiais, além de formar profissionais qualificados para o setor.
Fonte: rosane@mile4.com.br