Estudo da consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry, “Tendências de RH 2024-2025”,sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, aponta que a preocupação com a redução de quadros, devido à inteligência artificial generativa, é menor do que se imagina. Embora 9% das empresas planejem diminuir sua estrutura no futuro, a maioria (90%) não tem essa intenção. Apenas 1% já adotou essa medida, até o momento.
A pesquisa revelou que a maioria das empresas ainda não possui habilidades aprofundadas em inteligência artificial generativa, de acordo com a percepção dos respondentes. Apenas 1% concordou totalmente com essa afirmação, enquanto 36% discordaram e 38% se mostraram neutros. Além disso, mesmo com o avanço das novas tecnologias, as organizações ainda são resistentes sobre à utilização dessas soluções inovadoras no seu cotidiano. A maioria (74%) diz não utilizar alguma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, apenas 26% afirmam utilizar a IA internamente.
Ao serem questionados sobre como a empresa utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial Generativa no dia a dia, o levantamento identificou que a maioria opta pela eficácia de processos (59%) e chatbot interno (59%). Outros preferem aproveitar a IA para pesquisas internas (48%), análise preditiva (42%) e redução de vieses (23%).
Segundo Rodrigo Accarini, Sócio e Líder da área de Soluções Digitais no Brasil, da consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry, mesmo com o grande potencial da Inteligência Artificial para otimizar processos e impulsionar o crescimento das empresas, muitas organizações ainda enfrentam uma lacuna significativa de conhecimento sobre como aplicar essa tecnologia em seus negócios e uma resistência em adotar a ferramenta. “Há falta de habilidades em IA. Nós temos o desafio de escassez de profissionais que sejam mais qualificados, o que limita sua capacidade de aproveitar os benefícios dessa solução. Além disso, a complexidade com a tecnologia e a incerteza sobre o retorno do investimento de fato também dificulta a adoção.”, explica.
Fonte: N.A. Comunicação e Marketing