Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), a indústria brasileira de implementos rodoviários apresentou recuo no volume de emplacamentos no primeiro quadrimestre do ano de 3,72%. De janeiro a abril de 2025 foram entregues ao mercado 48.005 unidades, ante 49.862 produtos em igual. O segmento de Reboques e Semirreboques registrou recuou de 19,11%. Já o setor de Carroceria sobre chassis apresentou crescimento de 19,81%.
As vendas de caminhões no acumulado de 2025 ficaram abaixo do ano passado. Em quatro meses foram entregues 37.238 unidades, contra 37.094 produtos, o que representa baixa de 0,4%. Já a produção de caminhões em abril somou 11.020 unidades, um recuo de 6% a março (11.720). Com relação a abril de 2024, a queda foi de 5,5% (11.656).
Um dos setores da economia mais importantes na carteira de negócios do segmento Pesado é o agronegócio, e as estimativas do IBGE e Conab apontam crescimento na safra. No entanto, o desempenho do campo não se reflete nas vendas de Reboques e Semirreboques. Três modelos utilizados na logística de transporte da safra registram desempenho negativo: Graneleiro/Carga seca (- 39,92%), Basculante (- 38,49%) e Canavieiro (- 23,99%).

Para José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), isso pode ser um reflexo do aumento da taxa Selic, que foi ajustada para 14,75%.“Com o novo aumento na taxa de juros fica difícil estimar quando o desempenho do segmento de Reboques e Semirreboques apresentará melhora porque as empresas não querem se endividar”, conclui Spricigo.
Fonte: Fernando Neves – ARGONAUTAS COMUNICAÇÃO & DESIGN fernando@argonautas.com.br
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