Adotando um modelo de atuação que complementa políticas públicas e parcerias privadas, buscando contribuir para o fortalecimento das comunidades no entorno de suas operações e promover o desenvolvimento social sustentável, mais de 54 mil pessoas foram beneficiadas em 2024 pelas ações do Instituto AVB e da Aço Verde do Brasil, indústria siderúrgica com operação em Açailândia (MA). O número é quatro vezes maior em relação a 2021, quando os projetos sociais da AVB beneficiaram cerca de 10 mil pessoas. Após a consolidação do Instituto, as ações foram estruturadas com foco em impacto de longo prazo.
Também como parte de sua estratégia desenvolvimento socioeconômico, a AVB investe continuamente na capacitação técnica e superior de seus colaboradores e jovens da região. Por meio de uma parceria com o SENAI, a empresa promove o compartilhamento de conhecimento, cooperação e desenvolvimento em processos de produção e gestão, ampliando as possibilidades de crescimento profissional.
Voltado à população do sul do Maranhão, são 15 cursos de especialização, técnico e pós-técnico que tem como foco ampliar a empregabilidade local e responder às demandas da indústria. Parte dos participantes foi contratada diretamente pela empresa, reforçando o vínculo entre qualificação profissional e oportunidades reais de trabalho. O Instituto AVB é mantido e gerido pela Aço Verde do Brasil, como parte da sua estratégia de responsabilidade social.
Fonte: Laís Modesto <lais.modesto@lvba.com.br> Assessoria de imprensa