
ResponsibleSteel™ é a primeira norma global desenvolvida especificamente para reconhecer práticas líderes em ESG na indústria do aço. Para obter e manter a certificação, as unidades industriais precisam atender a 13 princípios ambientais, sociais e de governança. A ArcelorMittal, líder global e maior produtora de aço no Brasil, obteve esta certificação para a Unidade Pecém (CE). O reconhecimento soma-se às certificações já obtidas pelas demais plantas produtoras de aço da empresa no país, que mantiveram ou renovaram o selo internacional.
Na prática, a certificação confirma que o aço produzido pela ArcelorMittal segue padrões internacionais de produção responsável, com foco em redução de impactos ambientais, respeito a direitos humanos e trabalhistas, segurança das operações e transparência na gestão. Entre os destaques da usina cearense estão o índice de 98% de recirculação de água em circuitos fechados para o resfriamento das operações e o reaproveitamento integral de 100% dos resíduos e coprodutos.
Em 2025, as unidades de Monlevade (MG) e Vega (SC) foram recertificadas, enquanto as plantas de Juiz de Fora (MG), Sabará (MG), Piracicaba (SP), São Paulo (SP), Barra Mansa (RJ) e Resende (RJ) passaram pela manutenção do certificado. A Unidade Tubarão (ES), por sua vez, está em processo de manutenção ao longo deste ano.
“Ao ampliar a certificação ResponsibleSteel para a Unidade Pecém e mantê-la nas demais plantas no Brasil, reforçamos o compromisso da ArcelorMittal com uma produção de aço cada vez mais segura, eficiente e sustentável. Esse resultado demonstra que sustentabilidade, inovação e excelência operacional caminham juntas na construção do futuro da indústria do aço”, destaca Jorge Oliveira, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos Latam.
Fonte: Guilherme Fernandes guilherme.fernandes@inpresspni.com.br Assessoria de imprensa







