A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), instalada Complexo Industrial e Portuário do Pecém no Ceará, uma joint venture binacional formada pela Vale (50% de participação), e pelas sul-coreanas Dongkuk (30%), e Posco (20%), completou 12 anos de sua constituição em 16 de abril de 2020. A empresa efetivamente deu o seu start há quase quatro anos e atingiu a marca de 10 milhões de toneladas de placas de aço que foram destinada a mais de 25 países.
Segundo destacou o presidente da CSP, Cláudio Bastos. “Mesmo vivendo um momento desafiador, temos que valorizar e homenagear aquilo que temos de mais importante na CSP, que são os empregados da empresa. Sem eles, não teríamos chegado até aqui. Cada um construiu uma parte dessa história. Teremos uma longa jornada pela frente”,
Cláudio Bastos ressalta ainda que a empresa está cuidando do presente. “A operação da CSP seguiu conforme o planejamento de 2020 até março, fechando o mês com 222.432 toneladas de placas de aço produzidas, mantendo a média do primeiro trimestre do ano. Em abril, diante do cenário econômico mundial, a estratégia adotada é buscar novos mercados e clientes, para manter as vendas em níveis suficientes para passarmos por este momento de pandemia juntos e fortes”.
O resultado de 10 milhões de placas de aço produzidas foi atingido após três anos e dez meses do início da operação da siderúrgica. Nessa trajetória, o mês com melhor resultado foi janeiro de 2019, quando foram produzidas 270.622 toneladas de placas de aço. Em 2018, outros dois meses alcançaram grandes produções: foram 262.309 toneladas de aço em julho e 260.341 toneladas em agosto.
Os principais clientes no primeiro trimestre de 2020 da CSP foram Estados Unidos, México, Turquia, Canadá, Brasil, Bélgica, República Tcheca e Indonésia.
Com respeito a ações de ajuda ao combate do Covid-19 a CSP implantou mais de 30 ações internas e externas por meio do Plano de Contingência do Coronavírus, liderado por um comitê dedicado ao tema. Ações de higienização, distanciamento, monitoramento de temperatura, trabalho remoto, entre outras, foram adotadas com o objetivo de proteger seus empregados.