Em reunião realizada em 16 de julho O Banco Central Europeu BCE decidiu não alterar suas políticas monetárias, mantendo o patamar das taxas básicas de juros (de refinanciamento em 0% e de depósitos em -0,5%).
O programa de compras emergenciais na pandemia (PEPP, na sigla em inglês), que havia sido expandido para € 1,35 trilhão após a última reunião de política monetária, também permaneceu inalterado.
A presidente da instituição, Christine Lagarde, reconheceu que a economia da Área do Euro começou a apresentar sinais positivos, com recuperação do consumo e da indústria, mas destacou que as incertezas à frente são elevadas e que os programas emergenciais ficarão vigentes enquanto for necessário. Além disso, ela reforçou a necessidade da aprovação de uma política fiscal coordenada entre os países da região para superar a crise. Por fim, as taxas de juros praticadas região devem continuar no patamar atual, ou serem reduzidas futuramente, até que haja sinais sólidos de convergência das expectativas de inflação para a meta.
Fonte: Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos – Depec-Bradesco