Com a presença das principais autoridades do país, a Usiminas retomou a operação do Alto-Forno 1 e da Aciaria 1, considerados símbolos da companhia.
Henrique Patria
Em concorrida cerimônia realizada no dia 26 de agosto, tendo como ponto alto as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de ministros de Estado e convidados especiais, a Usiminas retomou o funcionamento de seu Alto-Forno 1, na usina de Ipatinga. O equipamento havia sido desligado em abril, pela retração de demanda causada pela pandemia do novo coronavírus.
Com a reativação do Alto-Forno 1 e Aciaria 1 a Usiminas aumenta significativamente sua capacidade na oferta de aço ao mercado.
O Alto-Forno 1 é considerado peça fundamental na engrenagem de funcionamento da usina e, na sua retomada, irá produzir cerca de 2.000 toneladas de gusa por dia, matéria-prima utilizada na fabricação do aço, nas suas várias especificações.
É ainda considerado um símbolo da empresa pois foi o primeiro equipamento a entrar em operação na fundação da Usiminas. Após seu acendimento (blow-in), o aquecimento interno é praticamente imediato. A primeira corrida de gusa ocorre em 24 horas depois dessa operação e em três dias, o gusa produzido já está em condições químicas e de temperatura para ser consumido na aciaria.
GRANDE ADMIRAÇÃO NO EXTERIOR
“Esse religamento tem um significado especial para nós por marcar a confiança da Usiminas no futuro. Os momentos mais difíceis foram aqueles enfrentados em abril, mas isso ficou para trás. A Usiminas está pronta para crescer com o Brasil”, pontuou o presidente da Usiminas, Sérgio Leite, em seu pronunciamento durante a cerimônia.
Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância da Usiminas não só em âmbito nacional, como também no cenário mundial do aço. “A indústria siderúrgica desempenha papel de grande relevância neste momento do Brasil, e tenho interferido muito a favor”, registrou, lembrando suas ligações telefônicas diretas ao presidente americano Donald Trump nas questões envolvendo o aço brasileiro e nas exportações para aquele país. Bolsonaro também destacou a importância do papel de seu corpo de ministros nestas ações internacionais que faz com que o Brasil tenha grande respeito e admiração no exterior.
CORRENDO ATRÁS DA RETOMADA
O momento atual é particularmente importante, pois todos os indicadores estão apontando para retomada e para crescimento da atividade econômica no Brasil. No setor de aço, o Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) divulgado pelo Instituto Aço Brasil aumentou 8,0 pontos neste mês de agosto, atingindo um patamar de 70,8 pontos e indicando a melhora da percepção dos CEOs das empresas associadas.
O Portal e a Revista Siderurgia Brasil foram convidados especiais do evento em Ipatinga – MG, e puderam testemunhar de perto o entusiasmo com que a Diretoria da Usiminas, está encarando e levando muito a sério o esforço pela retomada econômica do Brasil, no menor tempo possível.