Projeto de segurança da informação está sendo implantado.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), — que  regula o uso de dados pessoais sensíveis, como nome, endereço, documentos, informações médicas, dados de dependentes e outros, por parte das empresas de todos os setores —, entrou em vigor em setembro/2020, mas o Grupo Açotubo, com mais de 46 anos de atividades, já está, desde julho de 2020, implementando um robusto projeto de compliance digital que envolve uma série de adequações, treinamentos e revisões de procedimentos internos para estar em conformidade com a lei na utilização de dados de clientes, fornecedores e colaboradores. De maneira geral, a nova lei exige que as empresas esclareçam ao titular dos dados qual a exata finalidade da solicitação e utilização destes, bem como que os armazene e utilize com absoluta segurança e confidencialidade, tornando a relação entre empresas, seus colaboradores e clientes mais transparente.

Para iniciar esse projeto foi feito um mapeamento de todos os setores da empresa com o foco em entender o tipo de informação sensível que cada área tem acesso, classificá-las e compreender sua forma de coleta e gestão, resultando em um “mapa de calor” identificando onde estão os pontos mais delicados e indicar as ações prioritárias.

As áreas de RH, TI e Jurídico têm liderado o projeto de adequação e vão acompanhar do começo ao fim a implementação de procedimentos ligados à LGPD, que resultará em programa de compliance digital para todo o grupo. Em outra etapa o Comercial também se envolverá para contribuir de forma criteriosa no mapeamento e proteção dos dados de clientes e fornecedores, de acordo com o que o novo texto legal estabelece.

A implementação das medidas de adequação à LGPD deve ser concluída totalmente dentro de 6 meses, período que as punições e multas começam a ser aplicadas e espera-se que o governo  (federal, estadual e municipal) já tenha finalizado a estruturação das autoridades de fiscalização e sua normatização.

Fonte: Assessoria de imprensa