Transformação digital e a inovação é tema de Pesquisa da ABIMAQ

Com o objetivo de identificar os avanços tecnológicos e junto, as novas oportunidades de negócio que surgem com a transformação digital da indústria de máquinas e equipamentos, a ABIMAQ, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), comunicou o lançamento da pesquisa ‘Transformação Digital e Inovação de Modelo de Negócio da Indústria de Máquinas e Equipamentos’ durante a reunião do Conselho de Tecnologia, realizada no dia 08 de fevereiro. O mapeamento é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) e terá apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Alejandro Germán Frank, professor adjunto na UFRGS e diretor do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO UFRGS), ressaltou que a pesquisa atual dará mais ênfase na parte de negócios da transformação digital, olhando o viés da indústria 4.0 de forma mais ampla. Já Néstor Fabián Ayala, professor Coordenador na UFRGS e Codiretor do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO UFRGS), explicou que o escopo do mapeamento será composto por 4 Smarts da Indústria 4.0. “Um dos aspectos que vamos olhar são as oportunidades para manufatura avançada. O outro ponto é se as empresas estão aplicando as tecnologias para conectar a sua cadeia de suprimentos seja com fornecedores ou clientes. Já outro enfoque é para saber como as empresas estão utilizando as tecnologias com mix de pessoas com máquinas.  E a quarta dimensão é de produtos e serviços inteligentes, ou seja, olhar na perspectiva sócio-técnico no sentido de saber se as organizações estão sendo bem-sucedidas na aplicação da indústria 4.0”.

 Anita Dedding, gerente de Tecnologia da ABIMAQ, afirmou que a estrutura da pesquisa servirá como guia para empresas nortearem suas estratégias. João Alfredo Delgado, diretor de Tecnologia da ABIMAQ, completou  que a entidade vem nos últimos anos coordenando um trabalho de soluções da indústria 4.0 e na gestão da inovação. “Uma das ações foi o mapeamento das tecnologias da indústria 4.0 de 2018 (mais detalhes – www.ufrgs.br/neo) com NEO da UFRGS. Este ano estamos repetindo o estudo, mas de forma mais ambiciosa, pois poderemos fazer um comparativo com a pesquisa anterior para ver como evoluímos nesses últimos anos, principalmente para conhecer o atual estágio e o impacto na indústria cujo período da pandemia acelerou o processo da transformação digital”.

Para mais detalhes do projeto e para participar da pesquisa entre em contato:
e-mail: ipdmaq@abimaq.org.br ou pelo telefone (11)5582-6313.

Fonte: ABIMAQ