Curso de Eletromecânica da ArcelorMittal Vega e Senai tem os primeiros formandos

Uma parceria entre a ArcelorMittal Vega e o Senai acaba de formar as duas primeiras turmas do curso de Eletromecânica do Programa Sustentabilidade Técnica,. A cerimônia de formatura foi realizada de maneira online na última semana, com a presença virtual de alunos e familiares, docentes, gestores de Vega e do Senai. O curso de dois anos de duração é uma parceria educacional entre a ArcelorMittal Vega e o Senai, que, junto ao Programa de Jovens Aprendizes, forma as diretrizes do Programa Sustentabilidade Técnica.

“Este projeto mudou a história de muitos jovens de São Francisco do Sul. Mudou a minha”, reflete a francisquense Amanda Cristina Cruz da Silva, de 20 anos, uma das oito mulheres a se formar no curso de Eletromecânica e a primeira mulher contratada para um turno da linha de produção de Vega, em 2020.

As inscrições para duas novas turmas do curso de eletromecânica estão abertas até o dia 25 de março, e os inscritos devem passar por um processo seletivo que será realizado no Senai de São Francisco do Sul, com datas ainda em definição.Com aulas previstas para o início de abril, o curso desenvolvido pela ArcelorMittal Vega e o SENAI é destinado a jovens de 18 anos ou mais, moradores de São Francisco do Sul, que já tenham concluído o ensino médio ou irão concluí-lo até o final do ano. Também é necessário ter disponibilidade de tempo para participar das aulas de segunda a quinta-feira, no período noturno. As aulas devem ocorrer tanto no formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, como uso de máscara e distanciamento social, como o formato virtual. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no Senai de São Francisco do Sul. O curso de Eletromecânica também é gratuito e tem duração de dois anos. Além da grade curricular específica para o curso técnico em Eletromecânica, empregados da ArcelorMittal coordenam módulos exclusivos com matérias de siderurgia e outras disciplinas essenciais para se diferenciar no mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm a possibilidade de realizar o Programa de Estágio Técnico dentro da própria Vega. Mais informações: 3441-7660.

“Formar essas turmas realizou um sonho, um sonho que já trouxe resultados. Esse projeto transformou vidas com educação de qualidade, transformou a comunidade e também a nossa empresa”, disse o Gerente Geral da ArcelorMittal Vega, Sandro Sambaqui.

Fonte: ArcelorMittal