Paraná é o 1º no ranking em reciclagem de latas de aço
Quando coletada e destinada corretamente a uma usina siderúrgica ou fundição, a lata de aço pode ser reutilizada como matéria-prima para outros produtos infinitas vezes. Por isso, a Prolata, criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), incentiva o descarte correto das latas de aço e a reciclagem.
Durante os três primeiros meses de 2021 (janeiro a março), o Brasil alcançou 7,592 toneladas de aço reciclado. Isso representa um crescimento de 13% em relação a 2020. Deste total, o Paraná, considerando o mesmo período, reciclou 4.586 toneladas de embalagens de aço de tintas e alimentos, segundo levantamento da associação Prolata. A quantidade coloca o estado em primeiro lugar no ranking do país.
Em 2014, um termo de cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná foi assinado. O documento prevê a ampliação da cadeia de reciclagem no estado, incluindo entrepostos, cooperativas e a regionalização do volume retirado de latas de aço pós consumo.
“A nossa expectativa é reciclar 50 mil toneladas de aço em todo o país até o fim desse ano. A operação está em constante expansão”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.
Fonte: eulalia@pressaporter.com.br Assessoria de imprensa