Sotreq reforma seis caminhões Cat® 793D da CSN Mineração

Após passarem por uma completa reforma, seis caminhões Cat® 793D da CSN Mineração ganharam um novo ciclo de vida útil. Os trabalhos foram viabilizados pela Sotreq, desde a concepção do projeto até a execução da reforma, na unidade de Vespasiano, que foi totalmente reformulada e que conta com cinco oficinas. A reforma dos caminhões durou 120 dias, um prazo até mais atrativo em relação ao ciclo de entregas de um novo equipamento. Os seis 793D reformados tiveram as entregas técnicas entre julho e agosto na unidade Casa de Pedra.

Para a mineradora, reformar um ativo de alto valor agregado representa um excelente custo-benefício. Os resultados com a reconstrução dos equipamentos ainda estão sendo avaliados pela companhia, já que a entrega técnica dos caminhões aconteceu há poucos meses, mas a performance já demonstra a eficiência dos trabalhos realizados. O processo do Rebuild visa retornar o equipamento a uma condição análoga ao novo. Para isso, o equipamento precisa passar por um processo de reforma robusto, onde é completamente desmontado. O chassi passa por um processo de inspeção geral, recuperação de trincas, usinagem das articulações, medições e alívio de tensão antes do início da remontagem.

Rodrigo Amaral, gerente de Suporte ao Produto da Sotreq confirma esta vantagem do custo-benefício da Reforma Certificada Caterpillar (CCR). “Um CCR para equipamentos de grande porte de mineração, em média, custa de 50% a 60% do valor de um equipamento novo”, afirma. Além disso, a decisão sobre a reforma é tomada de forma conjunta com o cliente, de acordo com sua necessidade. No caso dos caminhões da CSN, Rodrigo explica que que foram feitos diversos estudos técnicos e financeiros, incluindo TCO, que demonstraram a viabilidade do produto.

A Sotreq também oferece várias opções para reformas de equipamentos. Além do CCR realizado nos equipamentos da CSN Mineração, a Oficina de Reforma de Máquinas da Mineração possui a opção do CPT (Reforma Certificada do Trem de Força) e a reforma em Tempo Material. “Nesta última opção, o cliente tem total flexibilidade para definir o escopo da reforma parcial dentro das suas necessidades financeiras, com o suporte de nossos técnicos que trazem informações de inspeções e testes essenciais para identificar os pontos críticos do equipamento a serem priorizados”, finaliza Rodrigo.

Fonte: mauricio.barbosa@fsbcomunicacao.com.br