No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, que recicla periodicamente sucata metálica, atinge a marca de 50 mil toneladas do produto destinado à reciclagem do ano passado até maio de 2021, comprovando o compromisso socioambiental da empresa.
“A reciclagem da sucata metálica é uma prática que a VLI faz, pois entende que é o correto a ser feito. Ao deixar de consumir recurso natural, o meio-ambiente é preservado e há a geração da economia circular. Isso significa que há a quebra do ciclo linear: comprou, usou, descartou”, ressaltou o especialista em Educação Ambiental da VLI, Itamar Lucas Magalhães.Segundo Itamar Magalhães, a VLI segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que preconiza a reciclagem, fazendo isso em toda a sua operação, reciclando também papel, plástico e papelão, dentre outros.
Conforme o analista administrativo da VLI, Lucas Domeniquine Dorazio, a reciclagem de sucata metálica ocorre na companhia desde que ela surgiu. O próprio vagão do trem, quando é disponibilizado para venda, tem o mesmo destino da sucata. “Cortamos o vagão e o vendemos para o ciclo de ferros. Chapas são produzidas e farão parte do vagão novamente. Ele volta renovado”, explica. Lucas Dorazio garante que isso torna o negócio mais sustentável e mostra que a VLI se preocupa com o meio ambiente.
Fonte: máquinacw grupo bcw brasil – Assessoria de imprensa