Os caminhões elétricos brasileiros serão produzidos regularmente a partir do final deste ano, ou início de 2022 e se encontram em fase de homologação junto ao Denatran, é o que informa a Fábrica Nacional de Mobilidades, a nova FNM, produtora destes veículos.

A empresa que trabalha em parceria com a Agrale e inicialmente produzirá dois modelos de caminhões elétricos, respectivamente o 832 e 833, com peso bruto total de 14 e 18 toneladas na versão 4×2 e equipadas com motor elétrico de 350 cavalos de potência e 3.500 Nm de torque, acoplado à uma caixa de câmbio de duas marchas. Do câmbio para trás, os modelos usarão cardã e diferencial iguais ao de caminhões diesel.

O processo de homologação, pode levar alguns meses, e é feito pelo Denatran, Ibama e Inmetro, conforme a categoria que o veículo se enquadra.

Além do conjunto são realizadas avaliações dos componentes isolados dos veículos, para que os órgãos tenham certeza que os veículos cumprem as determinações das leis de trânsito, leis ambientais, entre outros.

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com