Alex Nascimento, Gerente Geral de Metalurgia e Qualidade na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) lembra com orgulho como era acompanhar o senhor Afonso, seu pai, desde os 7 anos, aos sábados nas oficinas do Nutec – Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará, onde ele trabalhava como ferramenteiro mecânico. Assim nasceu a paixão para a Engenharia, e aos 16 anos ingressou no curso técnico de Mecânica Industrial no que é hoje o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), avançando até o doutorado. Além disso, herdou de sua mãe, dona Adília, a habilidade do artesanato e reciclagem. Portanto, para Alex, vem de berço, o interesse em ser agente de transformação.
Após o doutorado, volta ao Brasil em 2007 onde acompanha de perto o desenvolvimento da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), ainda em projeto inicial. De 2009 a 2011 atua como professor da UFC e do CENTEC e em 2017 é contratado pela CSP.
Hoje Alex lidera 140 pessoas, na CSP, empresa de time diverso, tendo os cearenses com 60% de participação no quadro de empregados – 86%, se considerada só a operação. Para ele é gratificante vivenciar a produção de aços de alta tecnologia em sua terra natal, com atividades que vão desde a caracterização de matéria-prima oriunda da Austrália até a inspeção da qualidade das placas de aço para o mercado automotivo de luxo.
Na CSP espera sempre contribuir para manter o patamar de excelência mundial guiando-se pelos cinco valores da empresa: a vida em primeiro lugar, engajamento com os resultados, integração, eficiência e ética.
Fonte: Assessoria de comunicação
Companhia Siderúrgica do Pecém