Congresso Aço Brasil 2021 discutirá caminhos e soluções para vencer os futuros desafios da indústria siderúrgica brasileira.
Marcus Frediani
Está chegando a hora! Organizado pelo Instituto Aço Brasil, o mais esperado e importante evento do ano da cadeia brasileira do aço – o Congresso Aço Brasil 2021 – acontece no dia 29 de setembro, das 9h00 às 13h00 e, pela primeira vez, será realizado em formato totalmente online e gratuito.
“Estamos muito otimistas com a realização desse encontro, que reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater o futuro da indústria brasileira do aço na visão dos CEOs, além da sustentabilidade do setor”, explica Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo da entidade. (Confira no quadro abaixo a programação completa do evento).
E, para os organizadores do Congresso Aço Brasil 2021, a data de realização do encontro não poderia ser mais propícia, uma vez que várias sinalizações – incluindo o anúncio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito no dia 1º de setembro, dando conta de que a indústria brasileira teve o melhor resultado da série ante 2020, puxado pela indústria de transformação, que cresceu 25,9% no segundo trimestre de 2021, frente a igual trimestre do ano anterior – são bastante consistentes, e indicam, de forma inequívoca, que as perspectivas em torno da retomada da economia e dos negócios do país são bastante animadoras.
“Na siderurgia, há a expectativa de que, em 2021, a produção de aço bruto cresça 14% (frente estimativa anterior de +11,3%), as vendas internas avancem 18,5% (frente projeção de +12,9%) e o consumo aparente aumente 24,1% (frente estimativa de +15%). Ou seja, o setor está otimista”, pontua Marco Polo. “Some-se a isso o fato de que o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) de agosto cresceu 9,6 pontos frente ao mês anterior, para 68,9 pontos”, complementa, destacando que o aumento da confiança dos CEOs da indústria do aço se deveu, principalmente, à boa expectativa em relação aos próximos seis meses. “A concretização das perspectivas positivas apresentadas pelo setor depende, porém, da velocidade e do alcance da vacinação e do consequente controle da COVID-19, e da agilidade das discussões para aprovação da Reforma Tributária. O crescimento econômico do Brasil requer uma indústria forte e competitiva”, faz questão de registrar.
INDICADOR ANTECEDENTE
Em face a tais contingências, o presidente executivo do Instituto Aço Brasil diz que ainda é cedo para fazer previsões para o mercado do aço no Brasil em 2022, embora analise como alentador o fato de que quando a entidade reviu a previsão de crescimento do consumo aparente de aço de 2021 sobre 2020 de 5,8% para 15% e, agora, para 24,1%, isso possa ser interpretado como uma constatação de firmeza do mercado. “O aço é um indicador antecedente e, como tal, sinaliza o que vem pela frente. Estamos confiantes, apesar da polarização política já contaminada pelo processo sucessório, porque o ritmo de vacinação felizmente aumentou, as demandas no mercado interno estão firmes e governo e legislativo estão empenhados em avançar, apesar das dificuldades, com a Reforma Tributária”, pontua.
Fato preocupante nessa história toda, contudo, continua sendo a enorme escalada de oferta de aço no mundo, devido ao excesso de capacidade produtiva da ordem de 562 milhões de toneladas, que tem gerado práticas desleais de comércio e desvios das exportações para mercados sem proteção, como é o caso do Brasil e demais países da América do Sul. “Vários países vêm adotando crescentemente, medidas de proteção dos seus mercados, tais como a Seção 232 nos Estados Unidos, e salvaguardas na Europa. É preciso atenção no processo de abertura comercial da economia brasileira, sendo necessário vincular mudanças tributárias relacionadas à importação e à redução do ‘Custo Brasil’, como vem sendo defendido pela indústria”, enfatiza Marco Polo. O assunto, com toda certeza, também fará parte dos debates no Congresso Aço Brasil 2021.
A QUESTÃO DA IMPORTAÇÃO
E quando se fala em futuro da indústria brasileira do aço, tema do segundo painel do evento organizado pelo Instituto Aço Brasil, a abertura comercial do mercado tem tudo para alimentar calorosas discussões, em função de seu potencial de “espada sobre as cabeças” das usinas nacionais. Isso porque, com a alta de preços no mercado interno, muitos clientes desse setor produtivo não deixam de lado a possível alternativa de recorrer à importação do aço para contornar o problema, aquecendo o debate também relacionado ao desabastecimento do produto, cuja bandeira, como se sabe, foi enfaticamente levantada no 1º Semestre deste ano pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
“A importação é uma opção comercial, e vem sendo realizada normalmente, refletindo as condições de livre mercado. Em 2021, foram importados mais de 2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos laminados. De outro lado, o mercado está plenamente abastecido e não existe qualquer excepcionalidade que justifique uma decisão extrema de reduzir as alíquotas de importação de produtos siderúrgicos. A própria CBIC, inclusive, comemorou e divulgou amplamente a chegada, no início de julho, de 20 mil toneladas de vergalhões, importados em parceria com uma cooperativa, o que comprova a viabilidade da importação sem a necessidade de medidas artificiais”, comenta Marco Polo.
Porém, a questão ainda não parece totalmente equacionada, segundo informa o presidente executivo do Instituto Aço Brasil: “A CBIC, mudando mais uma vez sua narrativa, defende ser necessário um choque de oferta via importação para evitar a especulação de preços. Alegam que, para viabilizar as importações seria necessário reduzir o imposto de importação. Os preços de fato subiram, mas não devido à especulação e, sim, causados pelo aumento dos preços das matérias-primas e insumos usados na produção do aço, devido ao boom das commodities”, defende Marco Polo.
AINDA DÁ TEMPO: FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
Apesar de gratuito, para participar do Congresso Aço Brasil 2021 é necessário se inscrever pelo site www.congressoacobrasil.org.br, no qual mais informações sobre o evento também podem ser obtidas.