Está, em sua tela, a edição nº 150 da Revista Siderurgia Brasil, na qual você terá a oportunidade de ler um relato das iniciativas e atitudes que nos levaram a atingir essa invejável marca, fato que muito nos orgulha.
E como você deve imaginar, nem de longe pretendemos encerrar com a conquista desse importante sesquicentenário editorial a nossa parceria com a siderurgia brasileira, esta edição está recheada de atrativos caprichosamente elaborados para apresentar aos nossos leitores um conteúdo bastante diversificado e diferenciado, com muita atitude e iniciativa, para que eles continuem sabendo de tudo que acontece no setor. Aliás, mais do que palavras, “atitude” e “iniciativa” são dois conceitos e compromissos que expressam o tamanho e a vontade do nosso desejo constante de trazer para você o que há de melhor em informação e análise qualificadas.
E isso, mesmo sabendo que o Brasil continua vivendo um momento de difícil gestão e continuidade. Uma vez passado o pico da pandemia, que semiparalisou o mundo e, evidentemente, o nosso país, era de se esperar que as coisas voltassem ao normal, ou pelo menos já houvessem tomado um curso mais regular, no caminho da normalidade. Mas, infelizmente não é isso que está acontecendo. Por maior que seja a vontade popular por mudanças, demonstrada de forma muito particular nas ruas no último dia 7 de setembro, em que se comemorou a Independência do Brasil, não conseguimos nos livrar dos pesadelos do dia a dia.
A grande Imprensa, absolutamente politizada, preferiu continuar fazendo um papel nada condizente com a sua obrigação de informar, e reservou apenas alguns minutos – talvez segundos – nos principais telejornais noturnos para, mais uma vez, ideologizar, polarizar e rotular negativamente tais protestos, independentemente da bandeira que carregavam.
De seu lado, os políticos, colocados por nós em seus cargos, em sua maciça maioria também resolveram ignorá-los, preferindo se alienar do clamor do povo em busca de democracia, liberdade e desenvolvimento, pois, neste momento, estão muito mais preocupados em angariar votos para garantir a continuidade de seus mandatos na próxima eleição, sem correr o risco de se “indispor” com ninguém. Então, o que esperar do futuro? Quem souber responda, por favor!
Mas voltando à nossa edição, estamos dando apoio integral ao Congresso Aço Brasil 2021, que este ano, por conta das circunstâncias, será realizado no formato online, no próximo dia 29 de setembro, franqueado a todos que quiserem assisti-lo. Com isso, além de nossas plataformas digitais, estaremos também na plataforma do evento, aumentando ainda mais nossa visibilidade.
Destaques também em nossas páginas são uma reportagem minuciosamente elaboradas sobre o momento atual da siderurgia brasileira, importantes artigos sobre as medidas que as empresas precisam tomar diante da demanda aquecida, sobre os preceitos jurídicos e técnicos envolvendo a NR12, além de estatísticas, lançamentos de produtos, investimentos e, ainda, uma matéria especial que mostra como a ArcelorMittal está resolvendo a questão da crise hídrica, com a inauguração de uma moderníssima planta de dessalinização da água do mar em sua unidade de Tubarão, no Espírito Santo.
E para finalizar essa conversa na abertura desta edição Nº 150 da Revista Siderurgia Brasil, nada melhor do que reafirmar que nosso compromisso e nossos esforços em busca da melhoria constante têm um único objetivo: continuar encantando nossos leitores, para que estes continuem a ser os mais bem informados do mercado, e, é claro, continuem a nos prestigiar.
Contamos com vocês!
Henrique Patria