Exportações de sucata ferrosa batem recorde
Com o maior volume para um mês em 2021, as exportações de sucata ferrosa, insumo usado na composição de aço pelas usinas siderúrgicas, voltaram a aumentar em setembro e atingiram um recorde de 73.456 toneladas. As vendas externas do insumo foram 56,2% superiores a agosto, quando totalizaram 47.012 toneladas, mas ficaram abaixo de setembro de 2020, com um volume de 97.311 toneladas. Já as importações em setembro deste ano alcançaram 3.109 toneladas, ante 2.174 toneladas de agosto e 3.251 toneladas em setembro do ano passado.
A queda dos preços da sucata no mercado interno é a principal razão do aumento das exportações, segundo Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa). O consumo de sucata no Brasil vem reagindo e pode superar 9 milhões de toneladas neste ano, 13,1% acima de 2020, que fechou em 7,957 milhões de toneladas, estima o Inesfa.
A S&P Global Platts, agência americana especializada em fornecer preços-referência para o mercado de commodities e que acompanha semanalmente o mercado de sucatas, vem, desde o início do segundo semestre, verificando queda nos valores pagos pelas usinas no Brasil.
Fonte: Mauro.arbex@letrasefatos.com.br
Assessoria de imprensa Inesfa