Segundo dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil – IABR em 18 de outubro, a produção nacional de aço no mês de setembro manteve-se estável em relação a agosto, com uma ligeira queda de cerca de 3%. Foram produzidas 3.051 mil toneladas contra 3.149 no mês anterior. Já em relação ao apurado no ano passado o crescimento registrado foi de 15,3%

No acumulado de janeiro a setembro de 2021, a produção alcançou 27,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,2% frente ao período idêntico (nove meses) de 2020.

Nesse mesmo período de janeiro a setembro, as vendas internas foram de 17,9 milhões de toneladas, representando um crescimento de 29,7% quando comparada com o apurado em igual período do ano anterior. Isso vem confirmar a informação amplamente debatida no recente Congresso Aço Brasil de que as usinas vem gradativamente aumentando sua produção e mantendo o mercado interno plenamente abastecidos e sem nenhuma excepcionalidade.

No tocante ao consumo aparente de produtos siderúrgicos, em setembro, foi de 2,2 milhões de toneladas, 8,5% superior ao apurado no mesmo período de 2020. Nos primeiros nove meses deste ano, o consumo aparente foi de 21,0 milhões de toneladas, acumulando alta de 37,3% frente ao registrado no mesmo período de 2020.

Na mesma nota também está divulgado o ICIA – Indicador de Confiança da Indústria do aço referente ao mês de outubro. O ICIA cresceu 1,4 ponto frente ao mês anterior, chegando a 52,0 pontos. O aumento da confiança se deu em todos os componentes do ICIA, mas principalmente devido à melhora das expectativas.