Parece que as autoridades chinesas estão encarando com muita seriedade os apelos mundiais na busca de um mundo um pouco mais sustentável. A poluição provocada pelas siderúrgicas chinesas, que já foi manchete em letras garrafais em todo o mundo, tende a deixar de existir, ou, pelo menos, suas cores se tornarão um pouco mais suaves. A queda de 13,2% na produção em agosto do aço chinês (leia em nossa seção de “Estatísticas”) demonstra o esforço do governo daquele país em tentar alcançar as metas globais para a redução de carbono na atmosfera.
Segundo apuramos em informativos de consultorias internacionais, as restrições à produção de aço em algumas províncias chinesas estão aumentando, e continuarão assim por mais algum tempo. Já para as estatísticas de setembro, ainda não divulgadas, espera-se nova redução. Por sua vez, a queda na cotação internacional do minério de ferro, causada por essa desaceleração, tem colocado em polvorosa o mercado financeiro, uma vez que as ações das mineradoras também estão despencando.
Falando em redução na emissão de carbono, nesta edição, fomos buscar uma entrevista muito especial com a Silva Nascimento, presidente do Conselho de Administração da Aço Verde do Brasil, uma empresa que se notabilizou como a primeira usina siderúrgica mundial com emissão “zero” de poluentes. Suas importantes colocações mostram um caminho interessante para o setor, que já vem se preocupando há bastante tempo com essa questão, e tomando medidas positivas nesse sentido.
Também cobrimos amplamente o Congresso Aço Brasil 2021, realizado online no final do mês de setembro, encontro que revelou muito otimismo por parte dos CEOs convocados a apresentarem seus projetos pensando no futuro da siderurgia brasileira. E o mesmo sentimento transpareceu na entrega do Prêmio Brasil Galvanizado 2021, realizado no início de outubro, tendo como destaque os principais trabalhos do setor.
Em termos de conteúdo, as estatísticas nacionais e mundiais, artigos sobre problemas com suprimentos e processos industriais, além da seção sobre lançamentos de novos produtos também tornam esta edição da nossa revista imperdível para atualização de todos os operadores da cadeia do aço.
E continuamos agradecendo a sua audiência e interação, pois atingimos a recente marca de 250 mil pagesviews/mês, o que só nos honra e enche de orgulho, como também reforça o compromisso e a responsabilidade de continuarmos a trilhar nosso caminho ao seu lado.
Obrigado pelo carinho recebido e boa leitura!
Henrique Patria
Editor Responsável